MITOLOGIA ROMANA

     


Mitologia Romana é o conjunto de crenças e práticas politeístas, ou seja adorando vários deuses com nomes diferentes dos deuses gregos, mas semelhante aos da Mitologia Grega.
Para os romanos, homens e deuses teriam que viver em harmonia, tendo confiança mútua, sendo que os rituais e cultos aos deuses tinham como objetivo agrada-los, pois dos deuses dependiam a saúde, a proteção do Estado e o sucesso na guerra, as colheitas fartas, enfim, a prosperidade dos homens.
Ao contrário dos gregos, os romanos não especulavam sobre a origem dos deuses.Eles apenas cumpriam os rituais com exatidão, para garantir a harmonia para com os deuses.Muitos deuses foram incorporados a Mitologia Romana por pertencerem a regiões conquistadas pelos romanos.

Júpiter-deus do dia.
Apolo-deus do sol,da medicina, entre outros.
Juno-deusa protetora da mulher, do casamento e parto.
Marte-deus da guerra.
Vênus-deusa do amor e da beleza.
Diana-deusa da castidade, da lua e da caça.
Ceres-deusa da agricultura e da fecundidade da Terra.
Baco-deus da alegria e do vinho.

Além desses deuses, os romanos também adoravam outros deuses, mais "próximos" ao seu cotidiano, e que eram "classificados" de acordo com suas atribuições, como:

Deuses Penates-protetores da família e das provisões.
Deuses Lares-protetores dos campos e do lar.
Deuses Diparates-protetores dos antepassados.
Deuses Manes-protetores dos espíritos dos mortos.
Deuses Gênios-protetores da capacidade procriadora do homem.
Deuses Janu e Vesta-protetores das portas e do lar.

Assim como na Mitologia Grega, os deuses romanos tinham características dos humanos,como alguns sentimentos a aparência física.Porém, não tinham contato direto com os homens, como acontecia na Mitologia Grega.
Após calamidades causadas principalmente por guerras, a maioria da sociedade romana adotou uma atitude cética em relação aos deuses, por estes não terem lhes protegido, apesar dos rituais oferecidos.
Aproximadamente no século III a.C.,a crença nos deuses foi dando espaço a religiões orientais com aspectos mitológico, com caracteristicas como envolvimento pessoal, ritos de iniciação e sacrificios. Apos alguns séculos,  o Cristianismo tornou-se a religião do povo, sendo reconhecido apenas em 313 d.C.
Fonte:infoescola.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.